segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Viagem a Cracóvia

Sempre quis ir a Cracóvia e claro visitar o campo de concentração de Auschwitz. Não por ser um sítio bonito mas sim por poder ver com os meus próprios olhos aquilo que os seres humanos são capazes de fazer e ali foram praticadas as maiores atrocidades contra o ser humano.

A cidade de Cracóvia é das mais bonitas da Polónia, na minha opinião, com as suas praças e edifícios imponentes e claro com a Mina de Sal Wieliczka.

Mas voltando aos campos de concentração, e porque foi o que mais me marcou nesta viagem, eu visitei dois dos maiores,  o Auschwitz I e Auschwitz II–Birkenau.

É impossível descrever aquilo que se sente enquanto se pisa aquele chão e se ouve o guia a explicar o que ali aconteceu (o nosso guia teve familiares presos no campo, pelo que a sua explicação era bastante realista). Sentimo-nos pequeninos, impotentes e até com vergonha alheia de alguém ter sido capaz daquilo!

Estima-se que 1,1 milhões de judeus morrerem ali, das formas mais desumanas que se possa imaginar.


Deixo-vos algumas fotografias desta minha viagem aos campos de concentração.

Bem, a  Mina de Sal Wieliczka é uma coisa!!! É tão bonito, tão majestoso e depois pensamos que o homem é realmente capaz do melhor e do pior!! Aqui vemos o melhor e o que ele consegue construir!  

Esta mina é conhecida como “a catedral subterrânea de sal da Polónia”  e tem  uma profundidade de 327 metros e um comprimento de mais de 300 quilómetros de galerias, ao longo das quais podemos ver câmaras e capelas com belas figuras esculpidas que ilustram a história da mineração do sal.

O momento mais surpreendente da visita é a chegada à Capela de St. Kinga, uma impressionante sala de 54 metros de longitude que conta com uma decoração feita simplesmente a base de sal.



Espero que gostem :) 

2 comentários: