quinta-feira, 1 de março de 2018

Crónicas dos preparativos de um casamento ... ou dois #6: A lenda dos ovos a Santa clara

Se há coisa que toda a noiva quer é que esteja bom tempo casamento. Nem o ditado: "Boda molhada, molha abençoada" faz com a chuva seja convidada.
Noiva sofre, é o que vos digo. Além da coisa velha, da emprestada e da azul - ainda havemos de falar sobre isto -, ainda tem que tratar da meteorologia. Mas se há coisa que eu aprendi neste processo é que ninguém se meta com uma mulher noiva.

Esta é a lenda:
"
...
Estas simpatias de colocar ovos no telhado, para Santa Clara fazer parar de chover, foram baseadas na seguinte lenda: 
Santa Clara e os Ovos: Dizem que quando a mãe desta santa estava grávida, ela dizia: - Esta minha filha se chamará Clara, pois iluminará o mundo. 
Então, a profecia se cumpriu e a garota nasceu. Durante a sua infância, esta menina aprendeu a cozinhar e seus confeitos preferidos eram doces feitos de clara de ovos. 
Na juventude, ela conheceu São Francisco de Assis e fundou a ordem de freiras chamada Clarissas. 
Diz à lenda que Santa Clara gostava de fazer doces com claras de ovos no convento.
Alguns destes confeitos alimentavam as freiras, mas a maioria deles era vendida na aldeia para ajudar financeiramente os pobres. Porém, uma vez, naquela mesma região, uma praga exterminou as galinhas e por isto os ovos dela sumiram daquele local. 
Deste jeito, Santa Clara ficou muito triste e rezou para que Deus enviasse uma solução. Naquele mesmo instante, bateu na porta do convento uma caravana de carroças, cheias de galinhas e seres humanos, vindos da Espanha, que falaram: - Por favor, nos ajude! - Nos dê abrigo, pois nossa aldeia inundou, pois não para de chover lá. 
Temos galinhas e ovos para oferecer em troca de hospedagem. 
Santa Clara aceitou a proposta e aquelas pessoas simples encheram sua cozinha de ovos. 
Então, desta maneira, ela rezou: - Meu Deus faça com que pare de chover na cidade deste povo! Deste jeito, Santa Clara fechou os olhos e viu a chuva cessando naquela aldeia e a água sendo sugada pelo Sol quente. 
Desta maneira, ela saiu correndo e avisou aos flagelados que eles podiam ficar hospedados o tempo que desejarem. 
Mas, explicou que por força divina, a chuva já tinha parado. Inclusive, águas que invadiram suas casas, desapareceriam dali em 15 dias. Portanto, Santa Clara explicou que se a enchente voltasse a prejudicar a aldeia daquelas pessoas, era preciso que estes mesmos moradores jogassem ovos no telhado e fizessem uma oração, pensando no criador e naquele humilde convento
"
Retirado daqui

A igreja de Santa Clara fica em Vila do Conde e há vários testemunhos de que resulta. Ou seja, que no dia anterior choveu bastante e depois no dia esteve bom tempo.





Imagens


Por isso, noivas deste país, se querem bom tempo: oferta de ovos (caseiros) a Santa Clara em Vila do Conde.



1 comentário:

  1. Olha, não sabia disso! Eu casei em DEZEMBRO e apesar de até à véspera estar um verdadeiro temporal, não nos podemos queixar porque no nosso dia, graças a Deus, deu SOL! Depois de uma verdadeira tempestade! Diz-me se não tem a mão divina! :D
    No vosso irá ser assim também, vais ver :)

    ResponderEliminar