segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Consoada de Natal pelo Mundo


Estamos a chegar ao Natal e já se começa com as compras para o Natal e não só a comprar as prendas mas também todos os produtos para que nada falta na mesa de Natal!

Como já sabemos em Portugal come-se o bacalhau cozido com couve portuguesa, cenoura, feijão-verde ou couve e ovos. Também é costume comer peru, polvo e as tradicionais rabanadas, sonhos, filhoses e claro os frutos secos e bolo-rei.

Mas e pelo resto do mundo? O que se come?



Bem em Espanha come-se diversas entradas, como queijo e presunto e depois o marisco e uma sopa de peixe. A sobremesa, que sempre inclui torrões.

No Brasil as várias receitas que chegaram ao país com a colonização portuguesa são presença habitual na ceia de Natal incluindo as rabanadas e o pasteis de bacalhau.

Na Alemanha a ceia de Natal inclui carne de porco, ganso assado, javali e sopa.

Na Republica Checa costumam comer carpa. A tradição remonta ao século XI, quando os mosteiros costumavam construir lagos que eram usados para criar peixes. Até muito recentemente, as famílias checas tinham por hábito comprar uma carpa viva antes do Natal, que mantinham dentro de uma banheira até à consoada. Era tradição também guardar uma escama do peixe e depois guardar na carteira para dar sorte.

Japão têm algumas tradições muito peculiares. Em 1974, uma campanha publicitária associou o Natal ao KFC. Desde então, os restaurantes da cadeia de fast-food norte-americana tornaram-se num lugar de eleição para passar a consoada. No dia de Natal, as famílias reúnem-se para comer um cheesegurger ou uns nuggets de frango. A sobremesa de eleição é um bolo de chocolate coberto com chantili.. No entanto também comem sushi e o sashimi.

Nos Estados Unidos não pode faltar o puré de batata (às vezes instantâneo) e o bolo de abóbora para acompanhar o perú.

Em França os caracóis e as ostras são os protagonistas, no entanto não pode faltar também o foie- gras, as trufas,a  salada de salmão,vieiras, lagosta.

Em Itália desfrutam o bacalhau, acompanhado de massa, como seria de esperar.
Na Argentina normalmente come-se aquilo a que nós chamamos “salada russa” (batatas, cenoura, ervilhas e maionese) e um prato típico italiano chamado Vitel Toné (uma carne com  molho feito à base de atum, alcaparras e anchovas)
Na Polonia deve-se comer 12 pratos  (o número de apóstolos de Jesus), que normalmente são carpa frita, repolho com cogumelos, bolinhos de massa com  repolho, cogumelos ou batata e queijo, compotas de frutas secas, vários pratos feitos com arenque, sopa de cogumelos e sobremesas como “makowiec” (um bolo de sementes de papoula) e kutia (um tipo de pudim).

Na Finlândia, do menu constam purés variados (de cenoura ou batata), a salada de beterraba, o salmão cru salgado, o arenque e a perna de porco assada. A sobremesa inclui biscoitos de gengibre, creme de ameixas e doces com molhos de frutos.

Então vamos experimentar outros sabores do mundo?


Sem comentários:

Enviar um comentário